A intenção é percorrer, de 26 a 29 de novembro, o trajeto feito pelo naturalista inglês Charles Darwin entre os municípios do RJ e Macaé no ano de 1832, quando passou quatro meses no estado
A expedição "Caminhos de Darwin" está sendo organizada por Ildeu de Castro Moreira, diretor de Popularização e Difusão de C&T do MCT, Fátima Brito, diretora da Casa da Ciência, e Kátia Mansur, do Departamento de Recursos Naturais (DRM) do RJ, que foi a responsável pela elaboração do trajeto a ser percorrido, com base nos diários de viagem do naturalista.
A partida será no dia 26 de novembro, do Jardim Botânico do RJ – que fica na região do Horto, onde Darwin costumava caçar. O trajeto a ser percorrido até 29 de novembro inclui as cidades de Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro d’Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito e Itaboraí, que hoje permeiam o caminho feito em 18 dias, a cavalo, pelo naturalista. O encerramento será em Niterói.
A idéia é inaugurar uma série de placas alusivas à passagem de Darwin por aquela região e promover atividades educativas e culturais durante os quatro dias de evento, em comemoração aos 150 anos da apresentação conjunta, por Darwin e Alfred Wallace, da teoria da evolução por meio da seleção natural.
A segunda reunião para discutir o projeto realizou-se nesta segunda-feira, 18 de agosto, na Casa da Ciência, e contou com a presença de representantes de instituições de C&T e de prefeituras, entre elas o Jardim Botânico, Museu Nacional, prefeituras de Cabo Frio e de Macaé e escolas municipais de Maricá e Saquarema.
O PME de Cabo Frio registra este acontecimento que dota a cidade, de mais este recurso pedagógico importante no sítio do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário